segunda-feira, 19 de abril de 2010

Voo Saudável - Minimize os efeitos da vibração

Durante qualquer atividade aérea a fisiologia sofre agressões, que podem ser maiores ou menores dependendo do tipo de voo, altitude alcançada e duração. No caso dos voos de helicópteros, a vibração é a principal causa de disfunções fisiológicas a curto e a longo prazo, que podem diminuir a operacionalidade do piloto e dependendo do grau, afetar gravemente a segurança operacional e de voo.


Posição do piloto de helicóptero - em constante estado de tensão assimétrica da musculatura e das articulações, com a vibração pode resultar em dor na coluna










A boa notícia é que há o que se fazer para minimizar os efeitos maléficos da vibração no organismo do piloto e aqui vão algumas dicas.


Para diminuir as fontes de vibração:
• Sistemas amortecedores que freiem a transmissão das vibrações
• Melhor equilíbrio moto propulsor
• Melhor aerodinâmica
• Condições de voo que menos acrescentem vibrações
• Limitar o tempo de exposição às vibrações em média a 05 horas/dia ou 50 horas/mês


Proteção dos pilotos:
• Acolchoamento da cadeira, para amortecimento máximo do assento, encosto e braço
• Anteparo no nível da coluna lombar
• Luvas para amortecer a transmissão de vibração pelos comandos manuais

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Nuvens que informam











As fotos acima e abaixo são de um tipo de nuvem chamada Mammatus. Aparentemente assustadoras, elas não indicam más notícias, ao contrário, normalmente sinalizam que o pior já passou.




Ficção ou realidade?
Realidade. As imagens foram registradas durante o  fenômeno ocorrido em Hastings, Nebraska, por Jorn Olsen, numa noite após uma forte tempestade.


Morador da região, que fica próxima ao Parque Hartwell, ao lado do Hastings College, o felizardo em contemplar as imagens ao vivo encaminhou o registro para a Universidade de Nebraska, que disponibilizou as imagens na internet.


quinta-feira, 15 de abril de 2010

Exame teórico em Minas

Está mais fácil para os candidatos de Minas Gerais prestarem o exame teórico para Piloto Privado de Hellicóptero e Avião, Comissário, Piloto de Linha Aérea, Instrutor de Voo, Mecânico de Avião e também para revalidações destas licenças. Desde março o Aeroporto da Pampulha conta com sala de testes On Line da ANAC.


Fonte: Informativo do Aerodesportivo Mineiro.

Mais um canal informativo na internet

E já que o assunto é a Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil como parte da implantação do Sistema Integrado de Capacitação para a Aviação Civil (SICAV) criou a Revista Eletrônica Formação Aérea, disponível no portal no endereço http://www.anac.gov.br/formacaoaerea. Lá estão disponíveis informações e ferramentas de auxílio à gestão do conhecimento técnico em aviação civil.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Segurança de voo

Por Cmte Jovilde Ap. Calisctil
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Fechar a manete de surpresa pode ser fatal

Antes de dar uma pane simulada de potência, cuidadosamente prepare o aluno e certifique-se que vocês já voaram juntos o suficiente para estabelecer aquele bom entendimento e comunicação. Passe o exercício junto várias vezes, até que a reação do aluno seja correta e previsível. Nunca o surpreenda. Diga que você vai dar a ele uma pane simulada de potência alguns minutos antes de fechar a manete, e diga claramente "pane de potência". A pressão de admissão deve estar abaixo de 21 pol. e a manete deve ser fechada lentamente, nunca de uma vez. Siga-o em todos os controles e aperte os músculos da sua perna direita para se prevenir, caso ele comande o pedal errado ou fique confuso.

IMPORTANTE: O instrutor sempre deve completar a entrada da autorrotação e nunca esperar para ver o que o aluno fará. A recuperação deve ocorrer dentro de um segundo, independentemente da reação do aluno. Já houve casos em que o motor foi desligado durante uma pane simulada de motor.

DICAS DE PRECAUÇÃO:
1) A manobra deve ser efetuada dentro de uma distância de planeio para uma área aberta, para que seja possível completar uma autorrotação com contato com o solo e com segurança, caso necessário.
2) Nunca pratique pane simulada de potência até que o motor esteja    completamente aquecido. Espere até que você tenha voado pelo menos 15 a 20 minutos.

Fonte: Robinson Helicopter Company
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