segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Perda de Visibilidade: Risco fatal

Voar um helicóptero com pouca visibilidade devido nevoeiro, teto baixo ou mesmo numa noite escura pode ser fatal. Helicópteros têm menor estabilidade e perdem atitude muito mais rapidamente do que aviões. Perda de referência visual externa pelo piloto, mesmo por um momento, pode resultar em desorientação, comandos errados e perda de controle. O piloto deve corrigir antes de perder visibilidade. Lembre-se, diferentemente do avião, a capacidade que o helicóptero tem de pousar permite que você simplesmente pouse e aguarde ou use outro meio de transporte. Para isso, o piloto precisa apenas ter bom julgamento e força de vontade para tomar a decisão correta.


Alerta Perigo: Linhas de Alta Tensão
Voar próximo a linhas de alta tensão pode ser fatal. Cabos, fios e outros objetos constituem o fator mais importante envolvendo acidentes fatais com helicópteros. Algumas dicas importante:

  • Observe as torres, você não vê os cabos e fios


  • Voe sobre as torres, quando cruzar linhas de alta tensão


  • Atenção aos cabos menores, normalmente difíceis de avistar


  • Observe constantemente terrenos mais altos de ambos os lados à procura de torres


  • Sempre mantenha pelo menos 500 pés Agl em vôo, o que praticamente elimina a primeira causa de acidentes fatais

NSCAs
Em outubro, foram publicada as revisões de duas importantes Normas de Sistema do Comando da Aeronáutica, a NSCA 3-5 e NSCA 3-7. Saiba mais sobre elas:
  • NSCA 3-5 - Comunicação de Acidentes e de Incidentes Aeronáuticos -Trata da notificação e confirmação de ocorrências, traz todas estas fichas de incidente/acidentes, instruções de preenchimento, e-mails para notificar.
  • NSCA 3-7 - Responsabilidades dos Op. de Anv. em Caso de Acidente ou de Incidente Aeronáutico- Trata da responsabilidade dos operadores de aeronaves em caso de acidente e incidente aeronáutico e de ocorrência de solo.
Vale ficar atento!
Dúvidas sobre esta seção entre em contato pelo e-mail: jacalisctil@masterhelicopteros.com.br


Fonte: Robinson Helicopter Company

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