Uma falha nas esferas dos rolamentos é normalmente percebida por um aumento perceptível de ruído. O ruído irá, quase sempre, começar várias horas antes do rolamento se quebrar e bem antes de haver qualquer aumento de temperatura do rolamento. Para detectar uma possível falha no rolamento do sistema de transmissão, o piloto deve abrir sua porta direita, descobrir sua orelha direita e escutar o som do sistema de transmissão, durante o acionamento e corte. Depois que o piloto se tornar familiarizado com o som normal do sistema de transmissão, ele deve ser capaz de detectar o ruído feito por um rolamento em pane. O rolamento em pane irá produzir um som ganido, surdo e prolongado ou um barulho de sirene.
Uma vez tendo ouvido um ruído fora do normal, o piloto tem que, imediatamente manter o helicóptero indisponível e ter os rolamentos completamente inspecionados por um mecânico qualificado. A falha de um rolamento em voo poderá resultar em um sério acidente.
Não confie em telatemps. Um rolamento em pane não irá se esquentar o suficiente para escurecer os telatemps, até que ele realmente comece a se desintegrar e tenha o atrito de aço. Isso deve ocorrer somente segundos antes de uma falha completa.
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