Durante qualquer atividade aérea a fisiologia sofre agressões, que podem ser maiores ou menores dependendo do tipo de voo, altitude alcançada e duração. No caso dos voos de helicópteros, a vibração é a principal causa de disfunções fisiológicas a curto e a longo prazo, que podem diminuir a operacionalidade do piloto e dependendo do grau, afetar gravemente a segurança operacional e de voo.
Posição do piloto de helicóptero - em constante estado de tensão assimétrica da musculatura e das articulações, com a vibração pode resultar em dor na coluna
A boa notícia é que há o que se fazer para minimizar os efeitos maléficos da vibração no organismo do piloto e aqui vão algumas dicas.
Para diminuir as fontes de vibração:
• Sistemas amortecedores que freiem a transmissão das vibrações
• Melhor equilíbrio moto propulsor
• Melhor aerodinâmica
• Condições de voo que menos acrescentem vibrações
• Limitar o tempo de exposição às vibrações em média a 05 horas/dia ou 50 horas/mês
Proteção dos pilotos:
• Acolchoamento da cadeira, para amortecimento máximo do assento, encosto e braço
• Anteparo no nível da coluna lombar
• Luvas para amortecer a transmissão de vibração pelos comandos manuais
Nenhum comentário:
Postar um comentário