segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Go Air reúne pilotos e alunos em palestra sobre Busca e Salvamento Aeronáutico


O auditório da Go Air ficou lotado de pilotos, alunos e especialistas em segurança de voo no último dia 20. Mais de 40 pessoas participaram da palestra “Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico” ministrada pelo Capitão Aviador Marco Aurélio Celoni, Chefe do Centro de Coordenação de Salvamento de Curitiba (RCC-CW), organização governamental subordinada ao Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA2) e ao Comando da Aeronáutica.

A história do Salvamento Aéreo no Brasil desde a década de 50 com a Portaria 324, o formato estrutural, os detalhes das operações, as diferenças entre a busca e o salvamento, os tipos de missões e curiosidades sobre o dia a dia a frente das operações no RCC de Curitiba nortearam a apresentação, que contou com a interação e perguntas do público presente.

Entre os destaques da palestra no que se refere à Segurança de Voo, Cap. Celoni enfatizou a importância do registro do ELT (Emergency Locator Transmitter, na sigla em inglês), sinal de emergência utilizado em aeronaves e os ganhos em eficiência para as buscas com a mudança da frequência de 125 para 406.Antes da mudança, a captação do sinal era menos precisa o que resultava em inúmeros acionamentos equivocados. Atualmente, com a adoção da frequência 406 MHz, a triagem na captação do sinal permitiu o melhor aproveitamento do tempo do pessoal.  Em setembro de 2010, foram registrados pelo RCC-CW 160 acionamentos, sendo 91 falsos, 67 indeterminados e 02 reais. Antes da mudança do sinal, o número de acionamentos chegava a ultrapassar os 300 acionamentos e os alarmes falsos representavam mais da metade deles.



Nenhum comentário:

Postar um comentário