terça-feira, 13 de abril de 2010

Segurança de voo

Por Cmte Jovilde Ap. Calisctil
PCH - IR -EC- PREV

Fechar a manete de surpresa pode ser fatal

Antes de dar uma pane simulada de potência, cuidadosamente prepare o aluno e certifique-se que vocês já voaram juntos o suficiente para estabelecer aquele bom entendimento e comunicação. Passe o exercício junto várias vezes, até que a reação do aluno seja correta e previsível. Nunca o surpreenda. Diga que você vai dar a ele uma pane simulada de potência alguns minutos antes de fechar a manete, e diga claramente "pane de potência". A pressão de admissão deve estar abaixo de 21 pol. e a manete deve ser fechada lentamente, nunca de uma vez. Siga-o em todos os controles e aperte os músculos da sua perna direita para se prevenir, caso ele comande o pedal errado ou fique confuso.

IMPORTANTE: O instrutor sempre deve completar a entrada da autorrotação e nunca esperar para ver o que o aluno fará. A recuperação deve ocorrer dentro de um segundo, independentemente da reação do aluno. Já houve casos em que o motor foi desligado durante uma pane simulada de motor.

DICAS DE PRECAUÇÃO:
1) A manobra deve ser efetuada dentro de uma distância de planeio para uma área aberta, para que seja possível completar uma autorrotação com contato com o solo e com segurança, caso necessário.
2) Nunca pratique pane simulada de potência até que o motor esteja    completamente aquecido. Espere até que você tenha voado pelo menos 15 a 20 minutos.

Fonte: Robinson Helicopter Company
Dúvidas sobre esta seção entre em contato pelo e-mail: safety@goair.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário