segunda-feira, 15 de março de 2010

Luz de Aviso do Clutch


É normal que a luz do cluch ocasionalmente se acenda durante o voo por um curto espaço de tempo (normalmente entre 7 e 8 segundos) para retensionar correias em "V", quando elas se aquecem e se folgam ligeiramente. Entretanto, se a luz do clutch piscar ou permanecer acesa por um tempo maior que o normal, isso pode indicar um problema na correia ou no rolamento. Se isso acontecer, algumas dicas:
  1. Puxe o disjuntor do Clutch imediatamente
  2. Selecione o ponto mais próximo para um pouso seguro
  3. Faça um pouso normal com potência
  4. Esteja preparado para entrar em autorotação, caso aconteça uma falha na transmissão 
  5. Depois de pousar, faça o corte de motor normalmente
  6. Cheque as correias em "V" e certifique-se de que elas estão em suas ranhuras e que não estejam quebradas ou deterioradas
  7. Cheque o retentor dos rolamentos superior e inferior para verificar danos nos lacres
  8. Cheque a leitura do indicador telatemps. Se houver dano no lacre ou temperatura acima do normal, faça com que o helicóptero seja inspecionado por um mecânico antes de voos futuros.
Importante: o cheiro de borracha queimada também pode indicar uma pane iminente na correia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário